6 dicas para criar rótulos de embalagens
O rótulo de embalagem é muito mais que a imagem de um produto, ele é uma exigência da a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Confira 6 dicas importantes para o seu desenvolvimento.
1. Atenção à identidade visual
A sua marca é conhecida? Então, trabalhe uma maneira de fazer com que a identificação do consumidor seja imediata.
Caso você esteja se apresentando ao público-alvo, tenha em mente o posicionamento da empresa e traduza-a no logo, cores e fontes utilizadas nos rótulos de embalagens.
Afinal de contas, a embalagem e seus respectivos rótulos devem explicar, facilmente, quem é você. E o consumidor deve absorver isso de maneira igualmente rápida.
2. Cuidados com o design dos rótulos
Nos rótulos de embalagens, a priorização das informações é fundamental.
E isso vale para tudo: desde os arabescos da identidade visual à disposição das imagens e alinhamento do texto e, principalmente, ao estilo adotado para o rótulo.
Por exemplo:
- Estilos rústicos podem apostar em cores e formas que remetem ao tom amadeirado tão característico do estilo.
- Formas minimalistas, por sua vez, prezam pela objetividade com simplicidade.
Tenha em mente que, a escolha do design dos rótulos para embalagens é complementar à identidade visual, mas igualmente importante.
3. A escolha do material
O material escolhido dos rótulos para embalagens significa, primordialmente, a relação que o consumidor terá com o seu produto.
Rótulos de papel, por exemplo, não resistem à umidade. Ao passo que é desnecessário investir em rótulos resistentes se estamos falando de um produto de consumo imediato.
Atente-se a isso, pois pode significar uma boa economia na valor final do seu produto. No entanto, um aviso: economia demais também pode ser percebido como desleixo, pelo seu consumidor.
4. Informações nos rótulos de embalagens
Falamos sobre o assunto, na abertura do artigo, mas vale retomá-lo, dada a sua relevância.
Seja claro, conciso, coerente e objetivo. Seja simples, mas sem banalizara. Ícones caem bem para complementar a ideia do texto, tornando a comunicação ainda mais eficiente.
Não se esqueça de cumprir todas as exigências dos órgãos reguladores, mas aproveite para se diferenciar: tente transmitir a mesma mensagem que a sua concorrência imprime nos seus rótulos, mas de maneira diferente. É um destaque mínimo que pode fazer a diferença.
5. Oriente o seu consumidor
As instruções nos rótulos de embalagens devem seguir a mesma linha editorial das informações: simplicidade e objetividade, sem perder a sua identidade.
Imagens ajudam a transmitir a ideia com mais facilidade, e ajudam a aproveitar o espaço, harmonizando-o no uso entre imagens e textos.
6. Seja diferente
Vá à loja que vende os produtos da concorrência e analise os rótulos de embalagens deles. Em seguida, pergunte-se:
- Como é apresentada a identidade visual deles?
- Qual é o design do produto?
- Que material foi escolhido para o rótulo?
- Como as informações foram dispostas nos rótulos?
- As instruções foram transmitidas com clareza?
Com as respostas em mãos, faça diferente: dê toda a personalidade da sua marca ao produto, visando criar algo que seus rivais ainda não fizeram, ou não o fizeram com clareza.
Tudo isso é fundamental para que você consiga, efetivamente, entrar na mente do consumidor a partir do primeiro contato dele com o seu rótulo para embalagem.
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Fonte: wedologos